Binance – Binance Coin (BNB) – O que é? Como funciona?

Desde que foi fundada na China em Julho de 2017, por Changpeng Zhao, a Binance tem crescido de forma formidável. Os lucros gerados pela empresa rivalizam os de alguns bancos internacionais, o que surpreendeu muitas pessoas, uma vez que a Binance é uma bolsa de criptomoedas (bolsa = exchange). Além disto, a Binance oferece centenas de pares de trocas com criptomoedas que não é possível adquirir em sites como o Coinbase. O seu token, a Binance Coin, traz benefícios aos seus utilizadores.

Por este e outros motivos esta bolsa cimentou o seu lugar no mercado das criptomoedas, sendo hoje em dia reconhecida como uma das, senão mesmo a melhor que existe! Para quem não tem experiência a lidar com bolsas de criptomoedas, a plataforma da Binance pode parecer um bocado ofuscante de perceber. Neste guia vamos explicar para que serve uma bolsa de criptomoedas como a Binance e como podes explorar as suas funcionalidades.

Criar conta

Para abrir conta na Binance só tens que te registrar, o botão para isto está no canto superior direito do site da Binance. Aceitam clientes tanto de Portugal como do Brasil.

Criar conta Binance

Com este registo estarás apto para fazer trading e comprar várias criptomoedas no Nível 1 (as contas têm dois níveis), que permite levantamentos diários até 2 BTC. Para passar para Nível 2 onde o limite diário passa para 100 BTC, é preciso submeter documentos para verificação de identidade, um processo que pode demorar até uma semana, dependendo do volume de pedidos de verificação.

Segurança Binance

Após o teu primeiro login é sempre recomendado que faças a ativação de segurança com dois factores! Basta para isso escolheres a autenticação por SMS (ou Google Authentication). Assim, cada vez que seja feito um login com a tua conta, recebes uma mensagem no telemóvel com um código de confirmação. Este serviço é gratuito.

Como funciona?

O propósito principal da uma exchange como a Binance, é oferecer aos seus clientes pares de troca entre várias criptomoedas. Isto é, podes depositar Bitcoin (BTC) ou Ethereum (ETH) na tua conta, e depois trocar por outras criptomoedas mais exóticas, também conhecidas como altcoins.

(Para depositar, clica em Funds => Balances, e escolhe a moeda que queres depositar).

Por exemplo, se eu quiser comprar EOS, não posso comprar diretamente com dinheiro (Euro ou Dólar). Por isso transfiro BTC ou ETH para a Binance, e aí sim troco por EOS.

(Iremos usar o EOS/BTC como exemplo neste guia. O EOS/BTC é apenas um das centenas de pares de troca oferecidos pela Binance. Na imagem acima é o primeiro que aparece na lista.)

Para proceder à compra ou venda de EOS, clico nesse par de troca e sou levado para versão básica da plataforma da bolsa, onde se pode ver o gráfico de variação de preço, indicadores, livro de ordens e afins. Estas ferramentas são úteis para quem quer fazer trading com criptomoedas e recorre a estes instumentos. No entanto, se o teu objetivo é simplesmente comprar ou vender EOS não precisas perder tempo com isto!

Basta escolheres comprar ou vender (Market Buy EOS ou Market Sell EOS). Selecciona a aba “Market” para a tua ordem de compra ou venda ser preenchida logo de imediato.

Basico Trading Bitcoin Binance

As Limit Buy Limit Sell fazem-se quando queremos colocar uma ordem compra ou venda a um certo preço. Se o preço de uma moeda estiver a 500$ e eu só quiser comprar quando baixar até 450$ posso colocar uma Limit Buy a 450$.

A opção Stop-Limit  serve para colocares uma Stop-Loss. Para saberes mais sobre Stop-Loss e como gerir riscos em trades consulta este nosso artigo.

Trade Bitcoin Avançado Binance

A Binance oferece ainda uma vista avançada para quem tem mais experiência com trading, gráficos de preços, indicadores etc. Selecciona no canto superior esquerdo Exhange => Advanced.Geralmente a escolha entre a vista básica ou avançada é uma questão de preferência. Ambas possuem interfaces gráficas bem desenhadas e boa disposição de informação. As ferramentas de trading disponíveis na vista avançada são úteis mas existem outras plataformas como o Metatrader ou TradingView destinadas feitas só para isso. No entanto a versão avançada é bastante completa e podes usá-la sem problemas para esse objetivo.

Criptomoedas Listadas na Binance

A Binance tem um dos maiores leques de criptomoedas de todas as exchanges do mercado. Várias criptomoedas do Top 100 do Coinmarketcap estão presentes (com algumas exceções) e a oferta não acaba aí. A Binance suporta alguns tokens de ICO’s, mas a diminuição desta tendência tem sido refletida por esta plataforma.

Os pares de troca são feitos com Bitcoin ou Ethereum, e em alguns casos com Binance Coin (BNB) e Tether (USDT).

Trading Binance Criptomoedas

Binance Coin (BNB)

A Binance fez uma ICO onde lançou o seu próprio token, BNB. Este token pode ser usado para ter descontos nas taxas de trocas de moedas. Além disso vai ter um papel importante nos planos futuros da Binance se tornar numa bolsa descentralizada.

Curiosamente, a BNB é vista como uma boa estratégia de investimento, em parte graças a isto:

“A cada 3 meses vamos usar 20% dos nossos lucros para re-comprar BNB e destruí-los. Isto será feito até termos comprado de volta 50% de todos os BNB (100 milhões). Nessa altura ficarão apenas outros 100 milhões em circulação” – comunicado oficial da Binance

Com isto vai-se aumentar a procura e diminuir a oferta deste token, o que teoricamente irá levar à subida do seu preço, recompensado os seus holders. A Binance Coin é das poucas moedas que tem mantido uma tendência crescente de preço ao longo desde início de 2018, e se esta exchange continuar o seu crescimento, a BNB naturalmente terá um valor cada vez maior.

  • Atualização: em abril (2019) a Binance anunciou que o seu token vai deixar de pertencer à blockchain da Ethereum, passando a ter a sua própria mainnet. Por outras palavras, a Binance lança a sua própria blockchain, onde vai integrar o BNB.

Uma excelente funcionalidade apresentada pela Binance é a opção de converter pequenos montantes ( < 0,001 BTC) que sobrem de trades, em BNB.

Para isso vai a Funds => Balances e clica em Convert to BNB.

Binance Converter BNB

Taxas de Trocas e Levantamentos

Como em todas as exchanges a Binance cobra uma pequena taxa (fee) por cada trade feita na sua plataforma. No momento esta taxa é de 0,1% porém quem optar por usar BNB para pagar esta taxa terá 50% de desconto. São taxas extremamente baixas.

No que toca a taxa e montante mínimo para levantamentos, variam de moeda para moeda. Essa informação também é atualizada consoante as variações do preço de cada criptomoeda. Exemplo de algumas:

Levantamento Binance

Segurança

Em Março de 2018, a Binance sofreu uma tentativa de hack ambiciosa mas que falhou graças ao sistema de segurança implentado pela empresa.

No seguimento desta tentativa, a Binance foi muito elogiada pela sua política de segurança e pela sua conduta ao longo do processo. Os fundos perdidos pelos hackers foram doados à caridade, e a Binance oferece um prémio de 250$ mil dólares a quem conseguir apanhar os criminosos.

Pouco mais de 1 ano depois, em Maio de 2019, a segurança da exchange foi mesmo corrumpida. Os hacker conseguiram levantar perto de 7.000 BTC (40 milhões de dólares), numa operação que durou poucos minutos.

Num comunicado no seu website, a exchange garantiu:

“Recorrer ao #SAFU fund para cobrir este incidente na totalidade. Os fundos dos utilizadores não serão afetados.”

Changpeng Zhao (CZ), CEO @ Binance

Como já referimos, é muito importante ter a autenticação com dois fatores ativada (2FA)! Além disso verifica sempre o URL para confirmar que estás mesmo a entrar no site da Binance e não num site impostor que fica com os teus dados de login (conhecido como phishing).

Recomenda-se ainda guardar quantidades significantivas numa wallet e não na exchange.

Conclusão

A Binance é, sem sombra de dúvida, das melhores bolsas de criptomoedas existentes no mercado. Não só pela sua excelência no serviço prestado mas também pelas suas ambições. Tem tomado medidas para ser a primeira grande bolsa descentralizada. Para mais, já anunciou planos para obter licensa em Malta e vir a aceitar pares de troca com dinheiro (Euro e Dólar). É importante relembrar que esta empresa tem apenas pouco mais de 1 ano de existência.

Tem tudo para satisfazer as necessidades de qualquer investidor em criptomoedas. Possui ainda uma excelente secção de artigos de apoio ao cliente, e para casos extraordinários podem ser contactados via e-mail. Inscrevam-se clicando no link em baixo para ter 10% de desconto nas taxas das vossas futuras trades.