BitMex ou Binance? Qual a Melhor Exchange de Bitcoin?

São duas das maiores exchanges atualmente a lidar com Bitcoin e outras criptomoedas. Ao longo de 2018 a BitMex tem sido constantemente a bolsa com maior volume de negociação no par BTC/USD, compondo em média cerca de 15% do volume diário total desse par. A Binance marca boa parte dos seus pontos pela sua excelente reputação e graças à presença de cententas de criptomoedas com as quais é possível fazer trading na sua plataforma.

Embora tanto a BitMex como a Binance sejam duas líderes no mercado das criptomoedas, com propósitos algo semelhantes, existem diferenças fundamentais entre estas duas plataformas que merecem ser exploradas para percebermos qual é a melhor.

1. Como funciona o trading com Bitcoin nestas exchanges?

Binance

Inaugurada em 2017, a Binance tomou o mercado das criptomoedas pelas rédeas e tem consolidado o seu lugar como uma das melhores e mais confiáveis exchanges de Bitcoin. Nela é possível comprar e vender centenas de criptomoedas. Atualmente são cerca de 380 criptomoedas/pares! Muitas delas são altcoins situadas no Top 100 do ranking por capitalização.

Ao recorrer aos serviços desta plataforma estão realmente a comprar e vender as moedas, isto é, elas ficam na vossa posse e podem transferi-las para outras wallets se assim entenderem. Esta é uma grande diferença entre estas duas exchanges, como poderão perceber mais tarde.

Nesta exchange não existe a possibilidade de abrir posições short; isto significa que não se consegue lucrar com a queda do preço das criptomoedas na Binance. No máximo, o que se pode fazer é evitar perdas maiores em moedas que tenham par de negociação com o USDT – uma stablecoin com o valor fixado ao dólar americano.

Binance App

A Binance possui uma aplicação própria que está disponível para computador e smartphones. Com esta aplicação o login na plataforma fica mais facilitado e navegação em dispositivos móveis fica susbtancialmente otimizada.

BitMex

BitMex exchange

A BitMex – Bitcoin Mercantile Exchange – atualmente permite negociar com o preço de 8 criptomoedas: Bitcoin (XBT), Ethereum (ETH), Ripple (XRP), Bitcoin Cash (BCH), Litecoin (LTC), Tron (TRX), EOS (EOS) e Cardano (ADA).

  • Nota: na BitMex a sigla (ticker) da Bitcoin é XBT e não BTC!

Ao contrário da Binance, nesta exchange a negociação é feita com instrumentos derivativos.

“Derivativo é um contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros, cujo montante é calculado com base no valor assumido por uma variável, tal como o preço de um outro ativo. Derivativos recebem esta denominação porque seu preço de compra e venda deriva do preço de outro ativo.” – fonte: Wikipedia

Basicamente na BitMex não se pratica a compra e venda de moedas. A negociação é feita com contratos, em que cada contrato está associado ao valor da criptomoeda. Cada moeda tem o seu tipo de contrato; devem explorar as características deles antes de abrirem posições – isto pode ser acedido na aba “Contracts” por cima do gráfico de preço.

O contrato mais negociado na BitMex é o XBT/USD. Cada contrato equivale a 1 USD em Bitcoin, o que permite uma negociação acessível a todos. Por exemplo se eu quiser abrir uma posição em “Long” com 10 contratos, o custo será de 0.0015 XBT (consoante o preço atual da Bitcoin na escrita desta análise).

BitMex Compra Venda

Uma das grandes vantagens da BitMex, senão mesmo a maior, é o facto de podermos abrir posições “Long” “Short” com a mesma facilidade, tal como mostra a imagem acima. Isto permite lucrar tanto com a subida como a descida do preço de uma criptomoeda.

A BitMex não dispõe de nenhuma App móvel para fazer negociação na sua plataforma. É possível fazê-lo através do próprio browser do telemóvel/tablet embora a navegação não esteja completamente otimizada.

2. Alavancagem

Binance

Na Binance não é possível fazer trading com alavancagem.

BitMex

A BitMex oferece ferramentas de alavancagem, sendo que a gama de valores possíveis varia de acordo com o contrato/criptomoeda que estamos a negociar. Para o par XBT/USD, é possível fazer alavancagem até 100x, e na maioria dos outros casos esta pode ir até 20x ou 50x no caso do Ethereum.

Alavancagem BitMex

  • Nota: a alavancagem é uma ferramenta de trading que deve ser usada por utilizadores experientes; se não sabes o que é provavelmente não a deves usar!

3. Depósitos e Levantamentos

Binance

Aceita depósitos em qualquer uma das criptomoedas disponíveis para negociar na sua plataforma. Não aplica taxa de depósito.

Para levantamentos, tanto o montante mínimo como a taxa de levantamento variam de acordo com a moeda em questão, tal como mostram os exemplos na imagem abaixo:

Levantamento Binance

BitMex

Na BitMex apenas é possível depositar Bitcoin, sem nenhum custo associado.

Para levantamentos, o utilizador pode escolher entre uma gama de valores que vai de 0,0002 BTC (mínimo) a 0,001 BTC (recomendado). Quanto menor for a taxa escolhida, maior poderá ser o tempo de resolução da transação; esta priorização depende da rede da Bitcoin.

4. Taxas Binance e BitMex

Binance

As taxas da Binance são das mais competitivas do mercado. Por cada trade a taxa aplicada é apenas de 0,1%; além disto esse número ainda pode ser reduzido se usarem o token da própria exchange, o Binance Coin (BNB).

Este token, só por si, já é uma particularidade vantajosa da Binance. Como já mencionámos na nossa análise, ele tem tido um crescimento estável ao longo de 2018 e para incentivar os seus clientes a fazerem hold do mesmo, a Binance anunciou que periodicamente vai comprar uma boa parte dos BNB existente e destruí-los, criando uma maior procura e um subsequente aumento no valor dos tokens restantes.

O desconto ao usar BNB para cobrir as taxas progride da seguinte forma:

Taxas Binance

BitMex

A estrutura de taxas da BitMex é mais complexa e tal como antes, cada par/instrumento merece a sua devida atenção. Além da taxa aplicada sob cada trade 0,025% maker fee / 0,075% taker fee – existe também funding, uma pequena taxa – cerca de 0,2% – cobrada a cada 8 horas em que se tem uma posição aberta. O funding apenas é cobrado a um tipo de posição, ou long ou short, dependendo da situação atual do mercado.

Taxas BitMexEmbora as taxas da BitMex não sejam tão diretas, o consenso geral na comunidade é que são taxas bastante aceitáveis, mesmo quando fazemos trades com posições abertas durantes alguns dias.

5. Segurança e Apoio ao Cliente

A Binance está sediada no Japão, e tem planos para também obter uma licença em Malta. A BitMex pertence à HDR Global Trading Limited, que opera a partir de Hong Kong.

Ambas exchanges oferecem excelentes condições de segurança aos seus utilizadores. Os seus históricos de hacks estão limpos graças ao bom sistema de segurança implementado. Deve-se sempre recorrer ao 2FA – 2 factor authentication – disponível através do Google Authenticator ou por SMS (na Binance) sem custo adicional.

Para ajudar com casos de phishing a Binance também disponibiliza um código de anti-phishing.

Tanto a BitMex como a Binance aceitam clientes de Portugal e Brasil. O apoio ao cliente está disponível via e-mail e redes sociais e é talvez um dos aspectos mais criticados destas exchanges pela demora na resposta.

Conclusão: BitMex vs Binance

A escolha acertada aqui vai depender da intenção e do grau de conforto e experiência do utilizador com criptomoedas e trading. A Binance é uma ótima escolha para se ter acesso a várias criptomoedas (altcoins) no mercado; também podemos fazer trading nesta plataforma e provavelmente deve-se começar nela se ainda não soubermos bem o que estamos a fazer, mesmo que ela seja mais limitada para isso.

Por outro lado a BitMex oferece uma gama mais completa de ferramentas para quem já tem experiência e sabe trabalhar com alavancagem. Destaque para a possibilidade de se poder abrir posições long short com a mesma facilidade. No entanto pode ser uma boa escolha ter conta nesta exchange e começar com posições pequenas e sem alavancagem para ganhar um maior tacto de como é feito o trading a um nível ligeiramente mais avançado.

Registem-se pelos links abaixo para obterem 10% de desconto nas taxas!

Binance criar conta

Centenas de moedas
Boa para iniciantes
Sem alavancagem
Taxas baixas

BitMex criar conta

Negociação com derivativos
Longs e Shorts
Alavancagem até 100x
Plataforma mais complexa

 



Comentar