eToro Portugal – Como Usar Esta Corretora? É Um Scam?

Já ouviste falar na eToro?

É uma plataforma online onde é possível comprar e vender diversos ativos financeiros, desde ações da Amazon e Tesla, a matérias-primas como ouro e prata, e claro, criptomoedas como a Bitcoin.

Mas como funciona essa compra e venda? É seguro fazê-lo em Portugal?

Neste guia esclarecemos todas essas dúvidas e mostramos-te tudo o que precisas saber para começar negociar criptomoedas (ou outros bens) na corretora eToro.

66% dos investidores de retalho registam perdas quando transacionam CFD’s com esta corretora. Não invistas mais do que estás disposto a perder.


1. O que é a eToro?

Criada em 2007, a eToro é uma das corretoras mais bem sucedidas a nível mundial.

Grande parte desse sucesso se deve à simplicidade que esta plataforma trouxe ao mundo dos investimentos. Através de um processo intuitivo de registo e depósito, qualquer pessoa pode começar a comprar e vender vários tipos de ativos financeiros, como criptomoedas.

Actualmente possibilita aos seus utilizadores fazer trading com Bitcoin, Ethereum, Ripple e várias outras opções deste mercado, num total de 16 criptomoedas diferentes.

Mas há mais.

Nem todos têm a mesma capacidade de operar de forma lucrativa. Saber a altura certa para comprar e vender, é, por si só, uma arte.

Está mais do que provado que existem diversos investidores de sucesso, particularmente em criptomoedas, um dos mercados que mais tem dado que falar nos últimos tempos.

Porém, o tempo necessário para estudar o mercado e entendê-lo – um factor indispensável para o sucesso – é algo que desencoraja alguns investidores.

Não é o caso na eToro, cujo produto inovador passa pela possibilidade de participar numa rede de social trading – um tema que iremos explorar mais à frente.

Social Trading - Copiar outros investidores na eToro
Social Trading – Copiar outros investidores na eToro.

Feitas as introduções, vamos começar a explorar mais a fundo esta plataforma.

Mas antes, há que responder a uma pergunta muito importante:

Sim!

A entidade reguladora de serviços financeiros, como os disponibilizados pela eToro, é a CMVM (Comissão de Mercado e Valores Mobiliários), que autoriza o funcionamento da eToro em Portugal.

Além desta, a eToro está sob a supervisão de três reguladoras distintas:

  • A FCA no Reino Unido,
  • A ASIC na Austrália
  • A CySEC em toda a Europa.

Estes órgãos reguladores são apoiados pelos governos dos seus respectivos países e têm como propósito proteger os investidores.

Podemos então concluir que a eToro opera de forma legal não só em Portugal, como por todo o mundo, onde é monitorizada por vários órgãos reguladores de grande calibre.


2. Como Funciona a eToro?

Como Funciona a eToro
Preços Indicativos. Os preços atuais de mercado estão visíveis na plataforma da eToro.

A interface gráfica do website, bem como da aplicação móvel da eToro é bastante intuitiva. Os utilizadores rapidamente ficam familiarizados com os “cantos da casa”.

Todas as compras e vendas realizadas na eToro são, na verdade, feitas através de um CFD – Contrato Por Diferença.

Temos todo um artigo sobre o assunto, mas o que precisas saber é:

Um CFD permite comprar e vender um ativo financeiro sem que este fique em tua posse. Apenas negoceias com base no preço desse ativo. De facto, seria impensável comprar matérias-primas como ouro ou petróleo e receber esses bens em casa…

Desta forma, na eToro podes facilmente tirar partido de variações de preço de uma criptomoeda, independentemente do sentido da variação.

Ou seja:

Se o preço da Bitcoin subir dos 8.000$ para 10.000$, podes lucrar com isso.

Se o preço da Bitcoin descer de 10.000$ para 8.000$, também podes lucrar com isso!

A vantagem disto é que, ao contrário de outras exchanges como a Coinbase, não ficas dependente de uma única direcção de preço para beneficiar das oscilações de preço de uma criptomoeda – e elas acontecem bastante!

Da mesma forma, na eToro também não estás dependente de uma única forma de fazer trading. Eis as tuas opções:

  • Trading convencional: tal como na maior parte das corretoras, podes fazer trading por ti mesmo e lucrar com as variações do preço dos ativos onde investes;
  • Social Trading: caso não tenhas muito tempo disponível, podes copiar os portfólios dos traders de sucesso que já se encontram na plataforma. Aqui, terás a facilidade de não te preocupares com o trading em si, e irás partilhar os teus lucros com o trader que copiaste.

Newsletter

Subscreve e fica a par de todas as novidades das criptomoedas!

2.1 – Social Trading

Não se pode falar da eToro sem falar em social trading.

Para além da sua simplicidade, o que realmente diferencia a plataforma da eToro de outras no mercado é o facto de ser uma rede social de investidores.

São já mais de 9 milhões de investidores em todo mundo!

O utilizador tem acesso ao portfólio e às trades de alguns desses investidores, podendo depois copiá-lo para partilhar dos seus lucros. Chama-se a isto o copy trading ou social trading.

Com isto, esta plataforma resolve alguns problemas para os iniciantes, tais como:

  • Plataformas de trading demasiado complexas;
  • Dificuldade em acertar nos movimentos dos mercados financeiros;
  • Acesso insuficiente a informação.

Cada vez há mais investidores de sucesso na eToro. Isto é relevante para quem aprecia as criptomoedas, uma vez que o número de inclusões destes ativos financeiros nos portfólios dos investidores tem crescido exponencialmente.

eToro - investidores com criptomoedas
A prestação passada não é garantia de resultados futuros. O histórico de trading apresentados é menor que 5 anos e pode não ser suficiente para servir de base de decisão ao investimento. Isto não é consultoria de investimento.

No próprio painel de pesquisa de investidores, existem várias opções interessantes de filtros de pesquisa, tal como:

  • o mercado em que investem;
  • o lucro que tiveram;
  • o espaço de tempo em que esse lucro foi conseguido;
  • o perfil de risco desse investidor.

É uma ferramenta valiosa para conseguir encontrar alguém com um perfil de investidor semelhante ao teu, com o qual te sintas confortável em confiar o teu dinheiro.

Podes pesquisar, por exemplo, por um investidor que negoceie criptomoedas e que tenha tido um lucro de pelo menos 10% nos últimos 3 meses.

Jay Edward Smith (jaynemesis) é um dos traders de criptomoedas mais reconhecidos da plataforma e pelas suas palavras:

“O social trading é um movimento fantástico no mundo das finanças pois capacita aqueles que normalmente seriam incapazes de beneficiar dos movimentos dos mercados globais e coloca-os em pé de igualdade com traders mais experientes.”

jaynemesis

66% dos investidores de retalho perdem dinheiro quando transacionam CFD’s com esta corretora. Nunca invistas mais do que o capital que estás disposto a perder.

3. Comprar e Vender Bitcoin na eToro

O processo de comprar e vender Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda na plataforma do eToro é fácil de entender. Para iniciar o processo, basta entrar na página geral da criptomoeda que pretendes negociar e carregar em “Negociar“:

Negociar criptomoedas na eToro
Através do ecrã geral de cada criptomoeda é possível aceder às opções Feed, Estatísticas, Gráfico e Análise financeira.

Usar uma plataforma como a eToro traz vantagens claras para quem não quer passar pelo processo de compra e armazenamento de criptomoedas. Além disso os CFD’s permitem beneficiar de qualquer tipo de movimento no preço – subida ou descida.

Na eToro é possível negociar com vários tipos de ativos desde ações, índices, moedas nacionais, matérias-primas, ETFs e, claro, criptomoedas. No total são 16 criptomoedas listadas!

eToro - Lista de criptomoedas
Criptomoedas eToro

As criptomoedas não são reguladas e podem variar bastante o preço, logo não são apropriadas para todos os investidores. Trading com criptomoedas não é supervisionado por nenhuma entidade regularia da UE. O teu capital está em risco.

As ferramentas de negociação da eToro oferecem várias vantagens aos seus utilizadores tais como:

  • Simplicidade em lucrar com a subida ou queda de preço;
  • Facilidade de entrada no mercado.

Vamos então ilustrar isto passo a passo para facilitar a compreensão do processo de compra e venda de criptomoedas na eToro.

3.1 – Como Comprar Bitcoin na eToro?

Se acreditas que o preço de uma determinada criptomoeda vai subir, então deverás abrir uma posição de compra.

Chama-se a isto “going long”. Desta forma, lucrarás com a variação positiva do preço de uma criptomoeda no período em que a tua posição estiver aberta. Por outro lado, entrarás numa situação de perda caso o preço da criptomoeda em causa desvalorize.

Abertura de posição de compra na eToro
Abertura de posição de compra de BTC na corretora eToro.

No momento da abertura de posição, poderás ainda definir diversos parâmetros de negociação:

  • Stop Loss: um travão de perdas, caso te queiras defender de uma variação de preço desfavorável – a posição é automaticamente fechada quando chegar ao montante definido;
  • Alavancagem: a parte da posição que representa um crédito concedido pela corretora, aumentando o ganho potencial, mas também o risco;
  • Take Profit: valor a partir do qual acreditas que os teus ganhos são suficientes para que a posição seja fechada e, assim, lucrares com a operação.

3.2 – Como Vender Bitcoin na eToro?

Se acreditas que o preço de uma determinada criptomoeda vai descer, então deverás abrir uma posição de venda.

Chama-se a isto “going short”. Esta é a tal vantagem da eToro, já que te permitem lucrar não apenas com movimentos positivos no mercado, mas também com as suas quedas.

Se achares que o preço vai cair, então poderás conseguir beneficiar disso ao abrir uma posição de venda. Desta forma, lucrarás com a variação negativa do preço de uma criptomoeda no período em que a tua posição estiver aberta. Por outro lado, terás uma perda caso o preço suba.

Abertura de posição de venda na eToro
Abertura de posição de venda de BTC na corretora eToro.

Este é o motivo pelo qual, na eToro, podes ganhar tanto com a subida como com a descida do preço de uma criptomoeda. Isto é particularmente útil neste mercado, onde a volatilidade é grande e as tendências inconstantes.

Essa é uma das vantagens desta plataforma face às maioria das exchanges, como é o caso da Binance ou Coinbase, onde o teu lucro depende, exclusivamente, do aumento do preço.

4. A eToro é Confiável?

Parece ser uma dúvida recorrente para quem procura começar a investir na eToro. A resposta imediata é sim!

Tal como mencionado anteriormente, esta corretora está sob a supervisão de três reguladoras distintas: a FCA no Reino Unido, a ASIC na Austrália e a CySEC em toda a Europa.

A CySec é a reguladora financeira situada no Chipre, onde também se encontra a sede da eToro. Esta entidade garante que as corretoras cumprem as normas por si determinadas e as “boas-praticas” no mundo financeiro. E vale a pena relembrar que as operações desta corretora estão autorizadas pelo órgão regulador português, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A ideia passa por trazer mais confiança aos investidores.

Fora isso, a eToro conta com uma enorme base de utilizadores satisfeitos, como confirmam as avaliações da app móvel da corretora nas lojas de aplicações.

etoro app google play store
App da eToro na Google Play Store

5. Opiniões da Corretora

A eToro é uma corretora legítima, que recebe uma reputação injusta por parte de alguns utilizadores. Ao longo da nossa review não deixámos de reparar que existem algumas críticas negativas online ao funcionamento da plataforma.

Porém, na perspectiva do CriptoInvest, muitas dessas avaliações devem-se à falta de compreensão sobre as regras de funcionamento da eToro.

Além disso, por ser uma plataforma ideal para iniciantes, muitos dos que a escolhem têm poucos conhecimentos sobre trading e não investem o tempo suficiente na aprendizagem do seu funcionamento antes de começarem a usar dinheiro real. Isto é algo que, mesmo não sendo responsabilidade da plataforma, origina a frustração e o descontentamento espelhados em algumas opiniões.

Por estes motivos, recomendamos que faças sempre uma utilização informada.

Este guia é um primeiro passo para começares a utilizar a eToro, mas a própria plataforma disponibiliza ferramentas que te permitem aprender antes de investires qualquer capital. Falamos, por exemplo, da Conta Demonstração, que abordamos no capítulo seguinte.

Adicionalmente, podes aceder ainda à Trading Academy da eToro, que disponibiliza Webinars ao vivo, eCourses e ainda vídeos de trading.

6. Taxas e Comissões

As taxas spread variam entre 0,75% (caso do Bitcoin) e 6% (IOTA). Os CFD’s em criptomoedas têm ainda taxas overnight.

Spread e taxas overnight eToro
Lista completa das taxas aplicadas pelo eToro pode ser consultada no website da corretora.

É importante mencionar que contas que fiquem inativas por mais de 12 meses estão sujeitas a uma taxa de inatividade. Esta taxa corresponde a um valor mensal de 10$ (cerca de 9€ ) e o seu decorrer será cessado assim que o utilizador volte a efetuar uma trade.

6.1 – Depósito e Levantamento

A eToro aceita várias formas de depósito que devem satisfazer a grande maioria dos clientes.

É possível fazer depósitos com:

  • Cartão de crédito ou débito;
  • PayPal;
  • Rapid Transfer;
  • Transferência bancária;
  • UnionPay;
  • WebMoney;
  • Neteller;
  • Skrill.

Os levantamentos podem ser realizados a qualquer momento pelo mesmo método do depósito e consequentemente para a mesma conta.

Os depósitos ficam concluídos entre 1 a 2 dias úteis, exceto nos casos de cartão de crédito/débito e transferência bancária onde pode demorar até 8 dias úteis. A comissão de levantamento é de 25$ (cerca de 22€) e o montante mínimo para levantar é de 50$ (cerca de 45€).

As ferramentas que a plataforma fornece são uma mais-valia para investidores e traders, como tal o depósito mínimo é de 185€.

É necessário uma verificação de identidade (KYC) para fazer depósitos e levantamentos. Esta política vai ao encontro da regulação imposta à eToro pela CySEC e existe como forma de combate à fraude como lavagem de dinheiro e roubo de identidade.

7. Apoio ao Cliente

Os utilizadores têm acesso a um vasto painel de perguntas e dúvidas frequentes para estarem informados de todas suas políticas de funcionamento.

Podem contactar os funcionários via e-mail e geralmente as respostas são enviadas entre 1 a 2 dias úteis. Em casos raros a resolução pode levar até 7 dias úteis.

8. Conta Demonstração

A eToro oferece uma conta de demonstração gratuita para poderes conhecer as ferramentas oferecidas e experimentar a plataforma. O acesso é bastante simples:

Para complementar isto, existe ainda um guia – tutorial – que mostra, passo a passo, as principais funcionalidades da corretora.

Algumas vez pensaste em gerir uma carteira de $100.000? A conta de demonstração é a melhor forma de começares sem qualquer risco e de te preparares para voos maiores.

9. Conclusão

A eToro é uma plataforma em funcionamento desde 2007 e que conta com bastante experiência e popularidade.

As ferramentas da plataforma são o seu verdadeiro trunfo, sendo algumas delas realmente únicas como é o caso do social trading.

Por estas razões, a eToro é uma plataforma recomendada pelo CriptoInvest.

+ Plataforma regulada pela CySec, FCA e ASIC

+ Conta demo gratuita

+ Várias criptomoedas 

+ Simplicidade (Compra e Venda)

+ Social trading

+ App Móvel

Taxas

  • Nota Final: 4,5 / 5

Aviso Legal: por favor nota que os CFD’s são instrumentos complexos e têm associados um elevado nível de risco de perda de capital, graças à alavancagem. 66% dos investidores de retalho perdem dinheiro quando transacionam CFD’s com esta corretora. Nunca invistas mais do que o capital que estás disposto a perder.

Aviso Legal: este conteúdo serve apenas os propósitos de informação e educação, e não deverá ser considerado como recomendação ou aconselhamento ao investimento.
As criptomoedas não são reguladas e podem variar bastante o preço, logo não são apropriadas para todos os investidores. Trading com criptomoedas não é supervisionado por nenhuma entidade reguladora da UE. O teu capital está em risco.



Adicionar um comentário