NEO (Neo) – análise e explicação da criptomoeda

A NEO, lançada em 2014 sob o nome de AntShares, é uma criptomoeda desenhada com o ambiocoso objetivo de conduzir mercados como o da China a uma nova “smart economy“.

São inevitáveis as comparações com a Ethereum que é o projeto pioneiro no campo dos smart contracts. Por ter a sua sede em Shanghai acabou, inclusive, por ganhar a alcunha de “Ethereum da China”.

Mas isso seria como comparar futebol ao futsal:

Ambos se jogam com os pés e têm objetivos semelhantes…

…Mas as regras e o ecossistema são bastante diferentes!

Neste artigo encontras resposta às perguntas: o que é a NEO? Diferenças para com o Ethereum? Como comprar e quanto custa?

O que é?

A NEO é um projeto open source “teleguiado” pela sua comunidade, que utiliza a tecnologia blockchain e os smart contracts para automatizar a gestão de ativos digitais.

Desta forma a NEO pretende criar o que chama de “smart economy“:

Smart economy
Fórmula da NEO para a smart economy

A Smart Economy incorpora identidades digitais, operações com smart contracts e os ativos digitais (digital assets) na sua blockchain, de forma a que fiquem associados entre si numa base de dados transparente e descentralizada. 

O objetivo final é permitir às empresas e negócios gerir as suas operações beneficiando destas novas vertentes tecnológicas. Melhorando a eficácia dos processos e reduzindo custos paralelamente.

Este projeto foi desenvolvido pela OnChain, cujo CEO – Da HongFei – é uma figura reconhecida no mercado das criptomoedas.

A OnChain é uma empresa chinesa líder na tecnologia blockchain que ambiciona ser a “Microsoft das blockchain”. Para além de criadora da NEO, é também a principal ponte de ligação entre este projeto e entidades parceiras.

Ethereum da China?

A China é um enorme mercado financeiro, que procura a todo o custo alternativas para se desenvolver tecnologicamente, de forma a estar à frente dos seus competidores.

Atualmente, muito se especula acerca do futuro entre o governo da China e as criptomoedas, mais especificamente com a OnChain e NEO.

A qualidade técnica do projeto tem despertado o interesse das autoridades chinesas, que vêem nele uma oportunidade de reduzir o atrito entre o governo local e o mercado das criptomoedas.

Outras parcerias (de relevância) a são a Alibaba e a Microsoft China.

Comparações com a ETH

A ETH apareceu primeiro o que lhe dá a vantagem de ser o first mover! Diferença esta, que até agora se reflete no market cap destas moedas:

Porém, no mundo da blockchain as coisas alteram-se facilmente, e dentro de 1 ou 2 anos as quotas de mercado podem ser bastante diferentes.

A Ethereum abordou este tema desenvolvendo uma linguagem própria de programação para a criação dos protocolos digitais, conhecida como “Solidity“.

No entanto, a Solidity é um dos argumentos que existe contra o Ethereum visto que, para os programadores conseguirem dominar os smart contracts na plataforma da Ethereum, precisam de aprender essa nova linguagem.

O caso da NEO é diferente!

É possível trabalhar com protocolos digitais recorrendo a linguagens de programação informática comuns entre os developers. Desta forma cria-se um incentivo à entrada de novos programadores no ecossistema.

Linguagens para escrever NEOContracts (smart contracts)
É possível criar smart contracts na NEO usando linguagens como: C#, JavaScript, Python e GO.

Outra diferença são os algoritmos de consenso usados por estas duas criptomoedas:

  • A Ethereum usa o conhecido Proof-of-Work;
  • A NEO usa uma versão personalizada do Proof-of-Stake a que chama de delegated Byzantine Fault Tolerance (dBFT).
  • Curiosidade: Atualmente a NEO consegue suportar 10.000 transações por segundo (TPS) ao contrário das 15 TPS do Ethereum.

NEO & GAS

Na verdade, este projeto é constituído por 2 tokens: NEO e GAS.

Ao invés do que acontece com a maior parte das criptomoedas, NEO não é divisível – a unidade mínima é 1. Já o GAS, por sua vez, é divisível até 8 casas decimais.

Este token serve como combustível para a NEO. Ou seja, as transações realizadas dentro da blockchain são feitas com GAS.

 
 

Sem entrar em detalhes técnicos:

  1. Cada token de NEO detém um poder de voto.
  2. As staking wallets com maior poder de voto competem para gerar o próximo bloco.
  3. Cada vez que um bloco é criado na blockchain da NEO, GAS é criado.

Diga-se de passagem…

Esta é uma boa forma de obter um rendimento passivo! Os holders de NEO podem receber dividendos dos novos blocos e lucros gerados sobre a forma de GAS.

A este processo chamamos de staking“.

Para saber quanto podes ganhar consulta esta calculadora.

Após a compra, podes armazenar esta criptomoeda em exchanges como a Binance ou em wallets desenvolvidas para esse propósito, NEON por exemplo.

Preço da NEO

Desde a nascença

Preço NEO 2016/19
Preço da NEO desde 2016 (escala logartítmica). Fonte: coinmarketcap.com

Pouco antes do seu re-branding, no 2º semestre de 2016, uma NEO custava pouco mais de 0,18$. Desde aí, o seu preço já atingiu os máximos e mínimos históricos de 188$ e 0,07$ respetivamente.

Ainda assim, quem investiu nesta moeda em Setembro de 2016 quando custava 0,18$, estaria com um lucro superior a de 5000% em Abril de 2019, com cada NEO a custar 9,61$. 

Por outras palavras: quem investiu 500€ em Setembro de 2016, hoje em dia veria esse investimento valer 25.000€(no espaço de um ano e meio)!

Anos de “ouro” e “correção”

Preço NEO 2017/18
Preço da NEO – período 2017/18 (escala logartítmica). Fonte: coinmarketcap.com

A NEO também participou na subida vertiginosa e subsequente crash do mercado das criptomoedas que ocorreu perto do início de 2018. 

Para a NEO os dados que se registam são os seguintes:

  • Em Setembro de 2017 uma NEO custava perto de 18,50$.
  • Este preço cresceu até ao ATH – 188$, em Janeiro de 2018.
  • Posteriormente, o preço corrigiu até aos 15$, registados em Dezembro do mesmo ano.

Primeiro Quadrimestre de 2019

Preço NEO Jan/Abr 2019
Preço da NEO – período Jan/Abr 2019 (escala logartítmica). Fonte: coinmarketcap.com

Nos primeiros 4 meses de 2019, a NEO apresenta sinais positivos, tendo atingido os 13$ no início de Abril. Este valor não era atingido desde os anos de “ouro e correção”.

Este crescimento acompanha os movimentos que se têm observado nas criptomoedas em geral.

Como comprar?

Alguns investidores investem em criptomoedas através de CFD’s em plataformas como a eToro.

Isto acontece pela simplicidade em usar a plataforma e pela possibilidade de fazer social-trading.

Alternativamente, uma outra opção para comprar NEO é a Binance onde podes trocar Bitcoin por várias altcoins.

A grande vantagem desta exchange é que se encarrega de fazer a distribuição mensal dos tokens de GAS aos holders que guardem NEO na sua conta.

Bons investimentos 🙂



Adicionar um comentário