XTB Portugal – Toda a Informação Que Precisas (Análise 2020)

Existem várias formas de investir em Bitcoin e outras criptomoedas.

Aqui no CriptoInvest analisamos com regularidade novas plataformas, para que tenhas acesso a uma lista das melhoras opções para adquirir criptomoedas.

Uma das formas de investir neste mercado é através de CFDs (contratos por diferença), que te permitem lucrar tanto com a subida como com a descida do mercado.

A XTB, a par da já analisada eToro, é uma plataforma que também te permite recorrer a este tipo de negociação.

Desta forma, nos momentos em que o mercado está no vermelho, poderás recorrer a um instrumento financeiro que te permite continuar a lucrar, em vez de ficares simplesmente parado à espera de melhores dias. 

Neste artigo apresentamos-te a XTB e a sua plataforma de trading, a xStation. Além disso, poderás perceber porque razão pode esta plataforma ser uma excelente fonte de informação, capaz de contribuir para o aumento da literacia sobre investimentos financeiros.


1. O Que é a XTB?

A XTB é uma corretora com mais de 15 anos de experiência e com presença física em mais de 13 países, incluindo Portugal, onde tem escritórios em Lisboa.

Mapa XTB
Lista de países onde XTB opera está em constante expansão.

A operar no mercado desde 2002, a XTB tem vindo a aperfeiçoar a sua plataforma, a xStation, que está disponível em versões browser, desktop e mobile, através de uma aplicação dedicada.

Esta companhia polaca, que pretende ainda distinguir-se pela forma como lida com os clientes ao assegurar que todos os investidores têm um gestor de conta a quem recorrer, dá acesso a mais de 3.000 ativos derivados, que incluem CFDs de:

Além disso, como verás ao longo da nossa análise, a XTB tem ainda uma forte componente de ensino, disponibilizando webinars, cursos de trading e realizando ainda com frequência conferências sobre investimento nos mais diversos ativos.

2. Como Funciona a XTB?

Na base da negociação feita na XTB estão os CFDs – Contratos Por Diferença.

Em resumo:

Um CFD permite comprar e vender um ativo financeiro sem que este fique em tua posse. Apenas negoceias com base no preço desse ativo.

Desta forma, na XTB podes facilmente tirar partido de variações de preço de uma criptomoeda, independentemente do sentido da variação.

Ou seja:

Se o preço da Bitcoin subir dos 8.000$ para 10.000$, podes lucrar com isso.

Se o preço da Bitcoin descer de 10.000$ para 8.000$, também podes lucrar com isso!

A vantagem disto é que, ao contrário de outras exchanges como a Coinbase ou a Binancenão ficas dependente de uma única direcção de preço para beneficiar das oscilações das criptomoedas – e elas acontecem bastante!

É claro que, para o fazeres, vais precisar de uma plataforma – e a XTB tem duas, de acordo com o teu nível de experiência.

2.1 xSation

A XTB desenvolveu um software próprio de investimento – a xStation 5 – super intuitivo e com múltiplas funcionalidades.

Esta plataforma, que já rendeu prémios à XTB, ajuda-te a ingressar no mercado e a compreender processos de negociação de uma forma rápida e eficiente.

xStation XTB
Aspeto da plataforma xStation da XTB.

Ao teu dispor, terás várias ferramentas e indicadores que te ajudarão a fazer análise técnica, caso queiras levar o teu trading para o nível seguinte.

2.2 MetaTrader

Se já tiveres alguma experiência neste tipo de investimentos, a XTB disponibiliza ainda a plataforma MetaTrader 4.

Metatrader xtb
Aspeto da plataforma MetaTrader 4.

Esta é uma das plataformas de negociação mais populares do mercado, sendo que, à semelhança da xStation, também pode ser utilizada em versão browser, desktop e mobile.

2.3 Tipos de contas

O registo na XTB é grátis, sendo que são oferecidos dois tipos de contas: Standard e Pro.

As principais diferenças entre as duas são os spreads mínimos, menores no caso da Pro, que tem comissões a partir de 3 EUR por lote.

Plano Pro Standard XTB

Para novos utilizadores, está ainda disponível uma conta de demonstração.

3. Conta de Demonstração Grátis

Se estás a começar ou se te queres ambientar à platataforma da XTB, a Conta Demo disponível é uma excelente hipótese, uma vez que te permite treinar sem qualquer tipo de risco.

A XTB dá-te a possibilidade de ganhares prática em trading sem teres de colocar dinheiro na plataforma.


Conta Demo XTB
Conta Demo é uma excelente forma de ganhar “estaleca” nos mercados.

💡 A XTB dá-te 100 mil euros virtuais para gerires como quiseres durante 4 semanas. Esta é uma excelente oportunidade para ires aperfeiçoando estratégias de investimento, antes de começares a investir dinheiro real.

Para abrires a tua conta, só tens de completar o processo de inscrição.

Conta Demo XTB

4. Investir em Bitcoin e Outras Criptomoedas

Quando já estiveres pronto para investir dinheiro real, terás de passar por um processo de KYC Know Your Costumer – que envolve o envio de documentação comprovativa da tua identidade e residência.

Estas burocracias devem-se a questões regulatórias impostas pela CMVM e/ou FCA, e que zelam pela segurança do utilizador, como veremos mais à frente.

Uma vez finalizado este processo, poderás começar a investir em criptomoedas.

4.1 Criptomoedas disponíveis

A XTB disponibiliza um total de 25 CFDs de criptomoedas, que incluem algumas das opções mais populares entre os investidores.

Criptomoedas disponíveis na XTB

Esta lista de opções inclui criptomoedas como:

  • Bitcoin – a “criptomoeda-mãe”! A primeira criptomoeda a ser lançada no mercado e que veio revolucionar todo o conceito das moedas Fiat (e as suas funções de armazenamento e transferência de valor);
  • Ethereum – surgiu logo após a Bitcoin e, com os “smart contracts” trouxe à tecnologia blockchain novas funções;
  • EOS – também conhecida como “Ethereum on Steroids“, esta criptomoeda é descrita como uma versão melhorada da Ethereum;
  • Tron – criptomoeda criada com o objetivo de criar um ecossistema de conteúdo digital, com armazenamento de dados descentralizado;
  • Ripple – atua no campo da tecnologia financeira. O seu token XRP apresenta capacidade para resolver pagamentos em 4 segundos e propõe-se a competir com a VISA no que diz respeito ao número de transações por segundo (TPS).

4.2 Comprar e vender na XTB

Uma vez que a XTB funciona com CFDs, podes lucrar com qualquer direção do mercado.

Para isso, deverás saber em que condições deverás abrir uma posição de compra (Buy) ou de venda (Sell).

Comprar Vender XTB

Assim sendo:

📈 Se acreditas que o preço de uma determinada criptomoeda vai subir, então deverás abrir uma posição de compra.

Chama-se a isto “going long”. Desta forma, lucrarás com a variação positiva do preço de uma criptomoeda no período em que a tua posição estiver aberta. Por outro lado, entrarás numa situação de perda caso o preço da criptomoeda em causa desvalorize.

📉 Se acreditas que o preço de uma determinada criptomoeda vai descer, então deverás abrir uma posição de venda.

Chama-se a isto “going short”. Se achares que o preço vai cair, então poderás conseguir beneficiar disso ao abrir uma posição de venda. Desta forma, lucrarás com a variação negativa do preço de uma criptomoeda no período em que a tua posição estiver aberta. Por outro lado, terás uma perda caso o preço suba.

Ou seja:

Este é o motivo pelo qual na XTB podes ganhar tanto com a subida como com a descida do preço de uma criptomoeda. Isto é particularmente útil neste mercado, onde a volatilidade é grande e as tendências inconstantes.

4.3 Entender Stop Loss, Alavancagem e Take Profit

Sempre que abrires uma posição, terás ainda a possibilidade de escolher algumas variáveis, nomeadmente:

  • Stop Loss: um travão de perdas, caso te queiras defender de uma variação de preço desfavorável – a posição é automaticamente fechada quando chegar ao montante definido;
  • Alavancagem: a parte da posição que representa um crédito concedido pela corretora, aumentando o ganho potencial, mas também o risco;
  • Take Profit: valor a partir do qual acreditas que os teus ganhos são suficientes para que a posição seja fechada e, assim, lucrares com a operação.

Enquanto o Stop Loss e o Take Profit são, acima de tudo, ferramentas para assegurares o teu capital, a alavancagem tem como objetivo multiplicares os teus ganhos.

Mas cuidado!

Também estarás a aumentar as perdas potenciais na mesma proporção, como ilustra a imagem abaixo:

Alavancagem gif

Alavancar o teu capital permite-te multiplicar o teu investimento no momento de abertura das posições (compra/venda). A alavancagem aumenta o risco do investimento, porém também potencia os ganhos que obterás em caso de sucesso.

As alavancagens na XTB variam entre um rácio mínimo de 1:1 e um máximo de 1:30, dependendo dos ativos em que investes.

Costumamos sempre recomendar aos nossos leitores que não usem esta ferramenta a menos que saibam o que estão a fazer.

Newsletter

Subscreve e fica a par de todas as novidades das criptomoedas!

5. Preçário – Spreads e Taxas

Os spreads refletem a diferença entre o preço de abertura duma posição de compra e abertura de uma posição de venda com CFDs.

No que às corretoras diz respeito, o spread é uma representação da comissão que estas ganham com as transações dos clientes. Ou seja, quanto menor o spread, melhor as condições de investimento.

Podes consultar aqui a lista completa dos spreads da XTB, para os vários produtos disponíveis.

5.1 Condições nos depósitos

Para depositar a primeira vez na XTB deverás efetuar uma transferência bancária de, no mínimo, 250€.

A partir daí poderás depositar qualquer montante, através dos seguintes métodos:

  • Paypal
  • Cartão de Crédito/Débito;
  • Skrill;
  • Transferência bancária.

Nota que a XTB não cobra qualquer taxa nos depósitos dos clientes.

5.2 Condições nos levantamentos

Os levantamentos são efetuados diretamente para a conta bancária associada ao primeiro depósito.

Este processamento demora 1 dia se solicitado até às 13h00 GMT. Para pedidos feitos depois das 13h, o prazo são 2 dias úteis.

Os levantamentos superiores a 200€ são gratuitos. Levantamentos inferiores estão sujeitos a uma taxa de 20€.

6. Impostos com CFDs

Os impostos são uma dimensão de qualquer atividade económica e em trading de CFDs não é diferente.

📝 As mais-valias com CFDs, à imagem do que acontece com outras operações em bolsa, estão sujeitas a uma tributação autónoma de 28%.

Assim sendo, ao fazeres a declaração anual de IRS (Modelo 3), terás de preencher o Quadro 13 do Anexo G, através do código “G51 – Operações relativas a instrumentos financeiros derivados”.

Na secção “Rendimento líquido” deverás colocar o montante indicado pela corretora no relatório de posições fechadas e no “País da contraparte” a sede fiscal da mesma.

Ao declarar este tipo de mais-valias, existe ainda a possibilidade de optar pelo englobamento dos rendimentos obtidos, mas esta tende a ser uma opção menos vantajosa na maioria das situações.

Para informações sobre impostos em operações com criptomoedas, consulta o nosso artigo sobre o tema.

7. Posso Confiar na XTB?

Sem dúvida, é uma corretora de confiança!

A XTB é supervisionada por diversos reguladores Europeus, nomeadamente a FCAFinancial Conduct Authority – do Reino Unido e a CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – em Portugal.

Estas entidades supervisionam os mercados financeiros nos respetivos países e garantem que as corretoras cumprem com as suas normas e “boas-práticas”.

Segurança XTB
A presença global e a segurança são dois pontos fortes da marca.

No caso português, os clientes nacionais estão protegidos pelo FSCS (Financial Services Compensation Scheme), que garante que os seus fundos estão protegidos até ao montante de 20.000€ em caso de falência da corretora.

Para além disto, de forma a evitar conflitos de interesse, a XTB garante ainda a segregação completa dos fundos da própria corretora e dos fundos dos seus clientes.

Os fundos dos clientes estão alojados no banco Santander, em território nacional.

6.1 Review de Utilizadores

A XTB tem uma considerável base de utilizadores satisfeitos. Prova disso são as análises no conhecido website de avaliações Trustpilot, onde a corretora consegue uma das melhores pontuações entre as plataformas de compra e venda de criptomoedas.

XTB Trustpilot

Para além disso, também a sua aplicação móvel, a xStation, consegue um feedback muito positivo por parte dos utilizadores.

XTB Play Store

8. Área de Apoio ao Cliente

Os investidores têm à disposição uma vasta lista de FAQs (perguntas frequentes) já respondidas e que podem solucionar as suas dúvidas próprio momento.

Suporte Apoio Cliente XTB
XTB conta com suporte 24/5.

Para além disso, a partir do momento do registo, os clientes ficam associados a um gestor de conta que acompanha toda a sua estadia na XTB.

Este gestor tem autonomia para partilhar com os investidores eventos, notícias, apoio no trading e apoio técnico. Disponível 24 horas, nos dias úteis.

9. Cursos e Webinars da XTB

Uma das mais valias que esta corretora te pode oferecer, e o que a distingue das restantes, é a quantidade de opções que tens ao teu dispor para aprenderes mais sobre mercados e trading.

Para além da excelente oportunidade para aprender que representa a Conta Demo, na plataforma xStation podes ainda encontrar um curso gratuito de 68 lições, distribuídas por 3 escalões:

  1. Básico (30 lições)
  2. Intermédio (30 lições)
  3. Avançado (8 lições)
Educação XTB
Secção de educação na Xstation da XTB.

Esta é uma excelente forma de ganhares as bases para um investimento saudável!

Por outro lado, se já tiveste uma primeira experiência com CFDs e ficaste com dúvidas, certamente que te ocorreu: “E se eu pudesse falar com um expert nesta área?”

Trading meme
Perguntar não custa! 🙂

Ao abrires conta na XTB (mesmo sem depósito), todos os dias tens um profissional a fazer uma análise aos fechos de mercado via webinar (conferências online).

Aqui, vais poder perceber um pouco melhor o que é que influencia a variação do preço dos ativos onde investes, incluindo criptomoedas!

Para além dos webinars diários, a XTB realiza ocasionalmente seminários presenciais em diferentes localidades do país, nomeadamente Porto, Braga e Lisboa.

10. Conclusão

A XTB é a maior corretora de CFDs em Portugal, o que já diz muito do potencial da marca.

Os spreads e taxas não divergem muito da média.

Para os utilizadores, a plataforma xStation e os webinars/seminários são, sem dúvida, excelentes vantagens desta corretora.

E claro, sem neglicenciar as excelentes condições oferecidas a nível de segurança e regulação.

Por estas razões, a XTB é uma plataforma recomendada pelo CriptoInvest.


+ Plataforma regulada pela CMVM e FCA

+ Cursos e conta demo gratuita para testar

+ Vasto leque de CFDs de criptomoedas 

+ Segregação de contas dos clientes e da XTB

+ Apoio ao cliente 24/5

+ Plataforma xStation, também disponível em app

Depósito mínimo de 250€

  • Nota Final: 4,5 / 5

Esta é uma análise global à XTB que abrange os pontos essenciais, mas que não dispensa a consulta dos termos e condições da corretora.



2 comentários

  • Ana Carvalho

    Boa tarde

    Gostaria de falar com a vossa equipa tenho sido bombardeada com chamadas e emails uns para fazer registo e criar uma walet outros com vouchers e pagamento contra entrega do mesmo e sinceramente quanto mais me contactamenos esclarecida fico.
    M. Cumprimentos

    • CriptoInvest

      Olá Ana,

      Antes de mais é importante realçar que nenhum desses contactos foram feitos pela XTB, pois não operam com wallets nem vouchers.

      Desconhecendo o motivo e a identidade de quem está a contactá-la julgo que o mais recomendado seria bloquear o número e marcar os e-mails que recebe como spam para não ser vítima de nenhuma burla (pois muitas operam com esses chamados “vouchers”).

Adicionar um comentário