Glossário

Neste glossário reunimos todos os termos técnicos e ferramentas relevantes para investidores em criptomoedas.

Podes usar a ferramenta de procura do teu browser (Ctrl + F ou Ctrl + S) para pesquisares especificamente por alguma coisa.

Trading

O ato ou atividade de comprar e vender produtos financeiros. Atenta: podes fazer trading de criptomoedas ou de CFD’s de criptomoedas – são coisas distintas.

Exchange

Bolsas online onde podes fazer trading. Inseridas nesta categoria estão as crypto-exchanges onde podes fazer trading especificamente de criptomoedas. Isto é, converter criptomoedas noutras criptomoedas. Exemplo: Binance

Broker / Corretora

Plataformas de negociação online onde podes investir em vários ativos (p. ex.: criptomoedas) através de CFD’s. Exemplo: eToro.

CFD

Contract for Difference – em português “contrato pela diferença”. É um produto financeiro usado por várias corretoras para simplificar o investimento aos clientes de retalho.

Moedas FIAT

Moeda fiduciária – dinheiro físico como o Euro ou o Dólar.

AltcoinAlternative Coin

Criptomoedas alternativas às opções principais como o Bitcoin e Ethereum.

ICOInitial Coin Offering

Angariação de fundos numa modalidade de pré-venda de uma altcoin. Os fundos destinam-se ao desenvolvimento do projeto (caso este seja legítimo). Uma grande quantidade de fraudes já ocorreram em ICO’s, por isso embora em alguns casos possam ser boas oportunidades para investir, é necessária uma análise cuidada para o fazer.

Whale

Alguém ou alguma entidade com grandes quantidades de uma ou mais criptomoedas e, como tal, com poder para influenciar o preço da mesma.

Posições limite de compra e venda / Limit buy & limit sell

Posições colocadas em corretoras ou exchanges para comprar (limit buy) ou vender (limit sell) um ativo apenas quando ele atingir o preço especificado na posição.

Exemplo:

1- A BTC custa 5000$;
2- É colocada uma posição de compra/venda aos 5500$;
3- A BTC atinge os 5500$ passados 21 dias;

Res.: 21 dias após a colocação da posição, ela é aberta. Se a BTC nunca viesse a atingir os 5500$, a posição nunca chegaria a ser aberta.

Market buy / Market sell

Uma ordem simples de compra ou venda com o preço atual que o mercado oferece no momento.

Stop-Loss

Limite mínimo de perdas estabelecido em posições de compra/venda. É usado como forma de gestão de risco, evitando perdas extraordinárias.

Exemplo:

1- A BTC custa 5000$;
2- É colocada uma posição de compra (market buy) aos 5000$, com uma stop-loss aos 3000$;
3- A BTC atinge os 2000$ passados 2 meses, sendo que passou pelos 2500$ 15 dias depois da abertura da posição de compra;

Res.: 15 dias após a colocação da posição, ela é fechada e o investidor perde o montante correspondente à variação no preço – 50% neste caso. Se a BTC nunca viesse a atingir os 2500$, a posição nunca chegaria a ser fechada.

Take-profit

Limite máximo de retornos estabelecido em posições de compra/venda. É usado como forma de gestão de risco.

Exemplo:

1- A BTC custa 5000$;
2- É colocada uma posição de compra (market buy) aos 5000$, com um take-profit aos 7500$;
3- A BTC atinge os 9000$ passados 2 meses, sendo que passou pelos 7500$ 15 dias depois da abertura da posição de compra;

Res.: 15 dias após a colocação da posição, ela é fechada e o investidor ganha o montante correspondente à variação no preço – 50% neste caso. Se a BTC nunca viesse a atingir os 7500$, a posição nunca chegaria a ser fechada.

Spread

Taxa/comissão cobrada pelas corretoras e exchanges. Representa a diferença imediata entre os preço de compra (bid) e venda (ask) no livro de ordens. A fórmula é a seguinte:

  • Spread = Bid – Ask

Margin Trading / Alavancagem

Opção de investimento das corretoras e exchanges que envolve aumento no risco. A alavancagem potencia os resultados obtidos tanto em ganhos como em perdas.

Long

Investir na subida de preço de uma moeda – abrir uma posição de compra.

Short

Investir na descida de preço de uma moeda – abrir uma posição de venda.

Bull market

Um mercado com tendência positiva.

Bear market

Um mercado com tendência negativa.

ATH – All-time-high

Valor mais alto que o preço (de uma criptomoeda) já atingiu.

ATL – All-time-low

Valor mais baixo que o preço (de uma criptomoeda) já atingiu.

Shilling / Pumping

Publicidade (por vezes irracional) que uma criptomoeda vai ser algo completamente incrível. A intenção disto é fazer com que o valor da moeda suba.

Pump & Dump

Ciclo em que uma altcoin recebe muita atenção e o seu preço sobe, seguido de uma queda brusca do preço.

Market cap.

Valor total de uma criptomoeda no mercado. Calculado pela multiplicação: (Nº de moedas em circulação x Preço de uma moeda).

ROI – Return on Investment

Retorno de investimento – percentagem de quando dinheiro se ganhou comparativamente ao investimento inicial (um ROI de 100% significa que se duplicou esse investimento).

FOMO – Fear of Missing Out

Ocorre quando se investe numa criptomoeda por medo que ela venha a subir o preço e depois seja tarde demais.

FUD – Fear, Uncertainty and Doubt

Medo, dúvida e incerteza – ocorre quando alguma criptomoeda por algum motivo fica com má reputação e com isso os investidores desistem dela, levando o seu preço a baixar.

HODL – Hold on For Dear Life

Termo da comunidade crypto para a estratégia “Buy and Hold”. Inicialmente gerado por um erro ao escrever “holding”.
(Post original: https://bitcointalk.org/index.php?topic=375643.0 )

Moon

Quando o valor de uma criptomoeda sobe exponencialmente (até à lua – moon).

Fork

Ocorre quando um projeto de uma criptomoeda em alguma parte do seu caminho se bifurca em dois projetos diferentes (mas com a mesma origem). P.ex.: Ethereum e Ethereum Classic

Wallet – Carteira

Local onde podes armazenar as tuas criptomoedas. Pode ser uma hot wallet (software wallet) ou cold wallet (hardware wallet).

Newsletter

Subscreve e fica a par de todas as novidades das criptomoedas!



Adicionar um comentário