Médias Móveis (MA): simples e exponencial

As médias móveis, mais conhecidas em inglês como Moving Average (MA), são um dos indicadores de análise técnica mais usados e com maior popularidade em trading com criptomoedas.

As média móveis são também dos indicadores mais fáceis de utilizar e, assim que adicionados ao gráfico, são uma excelente ferramenta para identificar tendências, como iremos mostrar.

Existem diferentes tipos de médias móveis, sendo as principais:

  • Média móvel simples (ou Simple Moving Average – SMA)
  • Média móvel exponencial (ou Exponencial Moving Average – EMA)

Vejamos então como funcionam estes indicadores, começando pelo mais básico – a média móvel simples.

Média Móvel Simples (SMA)

Ao contrário do que acontece com o indicador técnico RSI, as médias moveis (simples, exponenciais e ponderadas) são indicadores lagging, isto é, baseiam-se em dados históricos para determinar a tendência do preço no futuro.

SMA 9
A linha azul representa a média movel simples (SMA) de 9 dias. Fonte: Tradingview

O que é que significa?

A média móvel simples é a média móvel aritmética. Esta média é calculada somando os preços de fecho diários de um ativo durante determinado período e dividindo essa soma pelo número total de dias do período.

Normalmente, este indicador é usado para identificar tendências e delinear níveis de suporte e resistência.

Apesar da MA ser útil só por si, ela é também a base para indicadores mais completos como o MACD – moving average convergence divergence.

Fórmula:

SMA = (P1​+P2​+…+Pn​​) / n

Onde:
P = preço do ativo no período n
n = número total de dias

Impacto do período escolhido para as médias

Este indicador é personalizável, ou seja, pode ser calculado usando períodos de análise distintos – 50, 100 ou 200 dias.

Quanto mais curto o período, maior a rapidez de reação das médias móveis a alterações no preço dos ativos subjacentes.

Quanto maior for esse período, mais suaves são as médias móveis e, portanto, menos sensíveis à volatilidade do preço. Isto torna a perceção da tendência de longo-prazo mais clara, em prol de ser dada menor atenção aos movimentos mais recentes do preço.

Uma vez que se baseiam em preços passados, as médias móveis atrasam-se relativamente ao preço atual (daí serem lagging).

Assim sendo, uma média móvel com um período de 200 dias vai apresentar uma retardação muito superior a outra média móvel com um período de 20 dias, visto que contem a média dos preços ao longo dos últimos 200 dias.

SMA 50; 100;200
Claramente a MA de longo-prazo (SMA 200) é menos sensível aos “ruídos” de preço do que a MA de curto-prazo (SMA 50).

O que é que te transmite?

As médias móveis com períodos de 50, 100 e 200 dias são das mais usadas por investidores e traders. Os cruzamentos destas médias são interpretados como sinais de trading, ou seja, sinais de possível inversão de preço ou intensificação da tendência.

Média Móvel Exponencial (EMA)

EMA 9
Linha amarela: média móvel exponencial (EMA) de 9 dias

A média móvel exponencial (ou exponencial moving average – EMA) diferencia-se da média móvel simples pois atribui maior peso e significado aos dados mais recentes.

Esta relevância que é atribuída aos preços mais recentes contrasta com o que acontece na SMA, onde todas as observações do período têm um peso igual no cálculo do indicador.

Fórmula:
EMA = Preço(h) × k + EMA(o) × (1−k)

Onde:
h = hoje
o = ontem
N = número de dias do período
k = 2÷(N+1)​

O que é que te transmite?

Tal como todas as outras médias móveis, este indicador adequa-se melhor a mercados que apresentem alguma tendência (positiva ou negativa).

Quando o mercado está numa tendência positiva a EMA vai mostrar-se ainda mais crescente do que a SMA. O inverso acontece quando a tendência for negativa.

Um trader atento não vai só prestar atenção à direção da linha EMA mas também à distância que existe entre essa linha e as velas do preço!

Por exemplo, caso o “price action” de uma tendência positiva se inverta, a EMA tenderá a diminuir a sua distância para as velas até as cruzar e passar a apresentar uma nova tendência negativa.

Cruzamentos de Médias

A maior diferença entre as SMA e as EMA é a sensibilidade que cada uma apresenta a variações nos preços.

SMA 9 vs EMA 9
Legenda: SMA 9 – linha azul; EMA 9 – linha amarela

Prever tendências em trading não é um processo simples! No entanto, é possível investir com base em probabilidades. Probabilidades estas que são calculadas com base em análise técnica.

As médias móveis podem-te dar sinais de trading através das “golden-cross” e “death-cross”. Estes sinais são a base para o que é chamado de swing trading, que é uma forma de investimento em que o investidor acredita que vai haver uma inversão de tendência nos próximos tempos, e como tal abre uma posição no sentido inverso da tendência no momento.

Golden-Cross

Golden-cross - SMA 50 vs SMA 200
A “golden-cross” é visível quando a SMA 50 (amarela) cruza a SMA 200 (roxa) por baixo.

“golden-cross” é uma expressão que representa o momento em que a média móvel de curto-prazo (SMA 50 na imagem acima) cruza a média móvel de longo-prazo (SMA 200 na imagem acima). Desta forma, a partir do cruzamento a linha amarela (SMA 50) passa a ficar acima da linha roxa (SMA 200).

Quando tal acontece, os traders podem assumir este sinal como uma boa oportunidade para investir, abrindo uma posição de compra“long”, visto que, em teoria, este é um sinal de inversão de tendência para o sentido positivo.

Death-Cross

Death-cross - SMA 50 vs SMA 200
A “death-cross” é visível quando a MA 50 cruza a MA 200 por cima.

“death-cross”, por sua vez, é uma expressão que representa o momento em que a média móvel de curto-prazo (SMA 50) cruza a média móvel de longo-prazo (SMA 200). Por outras palavras, quando há um death-cross a linha amarela (SMA 50) passa a ficar abaixo da linha roxa (SMA 200).

Quando uma death-cross é identificada, os investidores podem assumir este sinal como uma boa oportunidade para abrir uma posição de vendashort – visto que, teoricamente, este é um sinal de inversão de tendência para o sentido negativo.

Onde ver as médias móveis?

As médias móveis estão visíveis na secção dos “indicadores” presente nas plataformas de investimento. Normalmente estão descritas com as designações em inglês – MA; SMA; EMA; WMA; MACD.

Para pores as tuas estratégias em prática vais precisar de usar uma corretora ou exchange:


✓ Plataforma simples, segura e inovadora
✓ BTC; ETH; XRP
✓ Social Trading



✓ Boa para iniciantes
✓ Sem alavancagem
✓ Taxas baixas


Bons investimentos! 🙂



Comentar