RSI (Indice de Força Relativa) – Melhor Indicador Técnico?

O RSI – índice de força relativa (relative strength index) – é um dos indicadores técnicos mais amplamente utilizados para investir em criptomoedas. Os sinais do RSI servem como alicerce para que os investidores possam induzir momentos mais oportunos para se comprar e vender um ativo. Uma análise da progressão deste índice também pode prever um futuro padrão do mercado em posições a longo-termo, como os mercados bull (em ascensão) e bear (em queda), especialmente comuns em criptomoedas.

Saber a altura certa para comprar ou vender uma criptomoeda não é tarefa fácil…

fiabilidade e facilidade de interpretação do RSI são o que o tornam um dos melhores indicadores técnicos para quem faz trading com Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda. É uma ferramenta indispensável para ganhar dinheiro neste mercado tão volátil. Para entender o RSI, é importante perceber as suas caraterísticas, que dão a conhecer a investidores se o preço de uma moeda está demasiado baixo – oversold – ou demasiado alto – overbought.

Como é calculado o RSI?

A fórmula de cálculo utiliza os dados de variação do preço, isto é, a diferença entre o preço inicial e preço final.

Mediante o timeframe escolhido no gráfico de preço (30M, 2H, 1D), são seleccionados 14 períodos iguais para calcular o índice de força relativa do preço atual. As diferenças de preço são depois separadas em positivas (ganhos) ou negativas (perdas).

Em seguida são determinadas as médias móveis ponderadas dos ganhos e das perdas, que são divididas entre si para calcular a força relativa, RS (relative strength). Por fim, o índice de força relativa, RSI, é calculado com:

Saber interpretar o RSI

A análise deste indicador parte do pressuposto de que:

  • se o preço está a subir de forma anormal, a criptomoeda está overbought e uma reversão está iminente;
  • se o preço estiver a cair demasiado, a moeda ficará oversold e o preço começará a subir.

Como identificar quando uma moeda está overbought ou oversold ?

RSI Overbought Oversold

O índice de força relativa oscila entre uma escala de 0 a 100, sendo que os valores de 30 e 70 são normalmente considerados os sinais de uma reversão iminente do mercado. Ao atingir um valor de 70, dificilmente o preço continuará a subir; ao atingir um valor de 30, dificilmente se manterá em declínio.

Ou seja, se o preço estiver em queda e o RSI estiver abaixo de 30 (oversold), é provável que haja uma correção e o preço suba, fazendo com que esta seja uma boa altura para comprar.

Pelo outro lado, se uma subida de preço leva o RSI a valores iguais ou superiores a 70 (overbought), pode ser sinal que o preço vai começar a corrigir; sendo uma boa altura para vender.

A tabela abaixo dá a entender, de forma prática, os conceitos básicos do índice de força relativa:

RSI Tendência do Preço  Significado Tendência Futura do Preço
30 Em queda Oversold Subir
70 Em ascensão Overbought Descer

Alguns analistas preferem sinais mais estritos do que os tradicionais 30 e 70. As faixas abaixo de 20 e acima de 80, embora atingidas com menos frequência, são indicadores de um sinal mais forte.

O exemplo abaixo, um gráfico diário do preço da Bitcoin, mostra como este indicador técnico poderia ter ajudado investidores a prever a queda que a moeda sofreu nos fins de 2017:

RSI Bitcoin
Imaginem quanto dinheiro se poderia ter poupado se, os investidores que aqui foram apanhados de supresa, soubessem usar o RSI para entrar e sair do mercado na altura certa…

Previamente à enorme correção de mercado, o valor do RSI da Bitcoin estava perto de 95, para lá de overbought! Na mesma imagem podemos ver que mais tarde, em fevereiro, ao atingir um valor ligeiramente abaixo de 30, o preço voltou a corrigir positivamente.

Este indicador técnico fornece excelentes estimativas, mas como é claro, sinais totalmente exatos são extremamente raros. Seria imprudente comprar e vender, tendo apenas com base esta leitura do índice de força relativa. É precisamente por isso que uma das técnicas mais usadas são as divergências de RSI, uma vez que trazem uma maior robustez à análise técnica com o indicador.

Divergências de RSI

É uma técnica ligeiramente mais avançada que traz ótimos resultados a investidores que praticam a sua utilização. Permitem prever com muito melhor precisão uma inversão de tendência no preço de uma moeda.

Isto é feito analisando o padrão dos picos do preço e do RSI – quando o comportamento dos picos do preço diverge do comportamento dos picos do RSI, temos uma divergência. Nesses casos, é possível prever com um maior grau de certeza que um mercado bull ou bear está à porta.

Divergência Negativa (Bearish)

Quando o valor do RSI está overbought com os seus máximos a ficar cada vez menores; e ao mesmo tempo os máximos do preço estão cada vez maiores – podemos prever que se aproxima uma queda no preço.

RSI Divergência Bear

Divergência Positiva (Bull)

Da mesma forma, quando o índice está oversold mas com mínimos cada vez maiores; e o preço mantém a queda com mínimos cada vez menores – podemos afirmar que o preço muito provavelmente vai iniciar uma subida.

RSI Divergencia Positiva

Consultem a tabela em baixo para reverem as condicionantes destes dois tipos de divergência do RSI:

Condição Picos RSI Picos do Preço Previsão
Oversold – Divergência Positiva Mínimos maiores Mínimos menores Subida de preço
Overbought – Divergência Negativa Máximos menores Máximos maiores Descida de preço

Onde ver o RSI?

Sendo um indicador tão utilizado, o RSI está presente em qualquer plataforma de visualização de preço de ativos financeiros, como o Tradingview (onde é necessário abrir a aba de indicadores técnicos para visualizar o indicador pretendido).

Sites como o eToro permitem fazer trading com criptomoedas através de CFD’s; ideal para quem procura lucrar tanto com a subida como com a queda de preços – perfeitamente possível com o RSI.

Compra e Venda eToro
Opções de compra e venda no eToro; Gráfico de preço e RSI

 

Outra plataforma muito utilizada para tomar decisões com base neste indicador técnico é o RSI Hunter. Esta plataforma lista os pares de criptomoedas que estão sinalizadas como estando oversold ou overbought, juntamente com outras informações úteis. Uma ótima ferramenta para estar a par de possíveis trades.

RSI Hunter

O que ter em consideração ao usar o Relative Strength Index

Passados 40 anos do seu aparecimento, este índice continua a ser um indicador muito eficiente, tal como mostra um estudo de 2017. Para tirar o melhor proveito dele, no entanto, é necessário ter uma visão crítica. Qualquer indicador técnico não leva em conta os dados do mercado como um todo, apenas os dados da própria moeda.

Recomenda-se sempre ter em consideração outros fatores internos e externos ao mercado, como outros indicadores técnicos, linhas de suporte e resistência, notícias etc. Ainda assim, o RSI é considerado por muitos o melhor indicador técnico para se incorporar em trading com criptomoedas.

É simples de usar, mesmo sendo preciso alguma prática a localizar as divergências que falámos; apenar disso, o seu poder de estimativa de futuro comportamento do preço torna-o um dos indicadores favoritos de vários investidores experientes neste mercado.

 



Comentar