Trading com Bitcoin I: Análise Técnica Funciona?

É uma questão muito debatida entre investidores e traders. Existem duas escolas de pensamento com filosofias diferentes no que toca a investimentos em ativos financeiros, como é o caso da Bitcoin e outras criptomoedas. Na raíz dessa divergência está o tipo de análise na qual se apoiam as decisões:

  • Análise fundamental: é um método de avaliação que mede o valor intrínseco de uma criptomoeda ou de uma ação; estuda-se tudo, desde a economia geral e condições da indústria até à condição financeira e administração desses projetos; lucros, despesas, objetivos e obstáculos são características importantes para analistas fundamentais;
  • Análise técnica: é estudado o histórico do preço, tentando identificar padrões que ajudem a fazer previsões ponderadas sobre futuros comportamentos do mesmo; analistas técnicos não tentam medir o valor intrínseco de uma moeda, previlegiam gráficos do preço e outros indicadores técnicos;

A análise técnica funciona?

Sim, a análise técnica funciona. Prova disso é o facto de ser uma ferramenta muito utilizada por milhões de traders em todo o mundo para conseguir lucros. Muitos deles vivem exclusivamente disso. Certamente já ouviram falar de traders profissionais que ganham dinheiro em apostas desportivas; neste caso é a “mesma coisa” mas o trading é feito com preços de criptomoedas como a Bitcoin ou Ethereum.

Viver apenas do trading é mais complicado e reservado para aqueles que realmente são especialistas nesta atividade. No entanto um conceito chave aqui é a grande volatilidade que existe nos preços de todas as criptomoedas. Embora por um lado isso não seja bom para a adoção em grande escala das criptomoedas, para quem faz trading é excelente. É comum ver o preço de uma moeda variar 30% a 50% numa semana, tornando-se uma excelente oportunidade para tirar proveito financeiro dessas variações.

Na comunidade “crypto” existem muitos traders particulares que conseguem amealhar uma boa quantidade de dinheiro ao longo de um certo tempo, por conseguirem ter ganhos consistentes a fazer trading com criptomoedas. O nosso objetivo aqui com esta nova série de artigos Trading com Bitcoin“, é equipar-te com os conhecimentos necessários para que, com alguma força de vontade, possas fazer o mesmo.

O que é preciso para a análise técnica funcionar?

Se a esta altura pensaram “se posso lucrar 30% ou 50% então também posso perder essa mesma quantidade…” parabéns pela astúcia. Para a análise técnica funcionar é de extrema importância ter noção da gestão de risco!

A gestão de risco é o “molho secreto” de quem consegue ter sucesso a fazer trading com base na análise técnica. Todas as decisões devem-se reger pela seguinte lista de prioridades:

  1. Preservar o nosso capital inicial (não ter perdas);
  2. Fazer crescer esse investimento (ter lucro);

Nunca se deve iniciar uma trade com a possibilidade de perder uma quantia significante do nosso capital inicial; deve-se sempre estabelecer um valor no qual encerramos a nossa trade pare evitar perdas maiores.

Juntando todos estes princípios, a utilidade da análise técnica pode ser resumida da seguinte forma:

É uma ferramenta que nos pode ajudar a antecipar o comportamento mais provável do preço de uma moeda, e juntamente com gestão de risco, obter proveito financeiro com as variações do mesmo.

Controlo emocional no trading

Pode parecer um assunto secundário não merecedor de importância, mas acreditem que isso está longe da verdade. Fazer trading é uma experiência que nos sujeita a uma “montanha-russa” de emoções. É preciso ter uma frieza calculista para não ser afectado pelo nervosismo.

A capacidade de manter disciplina, ser paciente, deixar lucros correrem e cortar perdas rapidamente são características inerentes a todos os traders de sucesso. Mais fácil dito do que feito. Como tal, é preciso ter um plano de ação estruturado com regras (como o stop-loss) e manter-se fiel a ele.

Todos os traders sofrem perdas, é essencial saber lidar com elas. O objetivo não é não perder, mas sim conseguir ter ganhos consistentes a longo prazo que acumulem significativamente graças ao efeito dos juros compostos.

Conclusão

Este artigo faz uma introdução às noções básicas, mas essenciais, sobre trading com Bitcoin e outras moedas. A análise técnica funciona, mas sozinha não é suficiente para atingir o sucesso no mercado das criptomoedas. É preciso gerir cuidadosamente o nosso investimento e ter disciplina.

Tendo esta base de conhecimento bem estabelecida é um excelente ponto de partida para quem quer fazer trading com criptomoedas. Também é necessário ter acesso a uma boa plataforma que permita negociar com estes ativos financeiros. Se ainda não conheces nenhuma, recomendamos a IQOption, pela sua interface intuitiva e amigável para quem está a iniciar. Podem criar uma conta de demonstração gratuita.

Não vamos ficar por aqui! Subscreve às nossas notificações (botão no canto inferior direito), ou segue a nossa página no Facebook para seres avisado quando lançarmos mais artigos desta série Trading com Bitcoin“. Eis os tópticos que vamos cobrir futuramente para que te possas tornar num trader mais completo: